O vencedor das últimas quatro edições da Baja Portalegre 500, Ricardo Porém, entrou da melhor forma na edição deste ano. O piloto, que este ano se apresenta aos comandos de uma Volkswagen Amarok da South Racing, foi o mais rápido no prólogo. O campeão nacional em título deixou o estreante, Joan “Nani” Roma, em Mini JCW Rally, no segundo lugar, a 2,3 segundos.
Na luta pelo campeonato, João Ramos começou melhor. O portuense, em Toyota Hilux, estabeleceu a terceira melhor marca nos pouco mais de cinco quilómetros da especial e ganhou vantagem sobre Hélder Oliveira. O piloto do Mini Paceman ficou no oitavo posto, a 12,5 s de Porém e a 7,7 s de Ramos.
“Correu bem. O prólogo foi muito divertido. Não sei ainda o meu tempo mas diverti-me imenso. Estou muito satisfeito. O carro portou-se lindamente. O setup que encontrámos para esta corrida foi, sem dúvida, o ideal. Vamos ver agora”, afirmou o líder da competição.
Apelidado de Senhor Dakar, Stéphane Peterhansel também está de regresso a Portalegre e à estrutura da X-Raid, depois de vários anos com a Peugeot. O francês, que no ano passado correu de SSV, está a fazer a estreia com a versão mais recente do Mini mas, no prólogo, não foi além do quarto tempo. A jogar em casa, Nuno Matos fechou o top-5 depois de ceder 7,5 segundos para Ricardo Porém.