O melhor tempo no prólogo, com o registo de 4m39,31s, faz com que a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho tenha a tarefa de abrir a pista no dia de amanhã. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer, que já garantiu o quinto título de campeão nacional absoluto, foi o único a cumprir os 5,52km do prólogo com uma média superior a 71km/h e bateu o segundo classificado, Nuno Matos, em Opel Astra Proto, por 5,70s de diferença. O terceiro melhor tempo foi para o russo Boris Gadasin, em G-Force Proto, que demorou mais 5,85s a completar o traçado.
Numa tarde com céu nublado, e com alguns chuviscos pontuais, o actual vice-líder do campeonato, Ricardo Porém, que pilota um Série 1 Proto, fez o quarto tempo, a menos de sete segundos de Barbosa, mas o quinto mais rápido, Hélder Oliveira, que regressa aos comandos de uma Nissan Navara, já ficou a praticamente 15 segundos do líder.
“O prólogo foi normal. Imprimimos o nosso ritmo e não cometemos erros. O piso estava totalmente seco, apenas remexido devido à passagem das motos”, disse Miguel Barbosa já na zona de assistência. Para amanhã, o líder vai abrir a pista e sabe que “se houver muita lama, seria melhor partir um pouco mais atrás, mas a maior limitação está o facto de, como somos prioritários, tivemos de escolher o tipo de pneu a utilizar logo nas verificações e não podemos alterar durante a prova”, explicou o piloto do Mitsubishi.
No final do prólogo, Nuno Matos estava muito satisfeito com o segundo tempo. “Melhorámos o nosso tempo em 20 segundos face ao ano passado. Prevê-se um grande dilúvio e um Portalegre à antiga. Se assim for, em teoria era melhor partir mais atrasado, mas nem pensei nisso porque, perante o público que temos, só podia tentar dar o máximo de espectáculo”, afirmou o portalegrense.
Em terceiro, Boris Gadasin explicou que teve “de usar pneus para lama escolhidos nas verificações. Tirou alguma competitividade, mas foi uma decisão para tentar ser rápido amanhã”.
Na categoria T2, a vitória no prólogo foi para Edgar Condenso, na Nissan D-Max, ao bater Reinaldo Varela por mais de cinco segundos de diferença.
Amanhã, os concorrentes têm de cumprir dois sectores selectivos, num total de 407,94km. O primeiro concorrente parte às 7h15 e estima-se que concluirá os 167,41km do percurso inicial às 9h20. A segunda secção do dia tem 240,52km contra o cronómetro e tem início previsto para o meio dia.