Bicampeão nacional de todo-o-terreno, Ricardo Porém é um dos nomes ligados à história da Baja Portalegre 500, ao ser o único piloto a assinar quatro triunfos consecutivos no evento.
Com um currículo que o coloca no lote de candidatos à vitória, o português, que faz a estreia com a Borgward Rally Team na prova organizada pelo ACP, encara esta participação como uma aprendizagem: “Sempre que corro é para ganhar, ou para dar o melhor de mim, agora obviamente que não estou com a pressão de ter de ganhar. Venho para desfrutar, para aprender o carro e habituar-me à equipa.”
A passagem pela prova rainha do TT nacional tem como objetivo a preparação para o próximo Dakar, desafio em que fará a estreia na categoria Auto, ao volante de um Borgward BX7 Dkr EVO: “Fiz ontem os primeiros quilómetros e gostei muito do carro. Transmite um feeling muito bom e tem um chassis que já deu mais que provas. É muito competitivo”, referiu, acrescentando: “Vamos trabalhar neste fim de semana para tentar encontrar o melhor feeling com o carro para depois para o Dakar.” No banco do lado direito, o português será navegado pelo seu irmão, Manuel Porém.
A Borgward Rally Team é uma das principais equipas candidatas ao triunfo nesta Baja Portalegre 500, ao apresentar-se com a dupla de pilotos que conquistou as últimas cinco vitórias na prova: Nani Roma, vencedor do ano passado, e Ricardo Porém, que levou a melhor nas quatro edições anteriores.