Está tudo a postos para o início da 33ª Baja Portalegre 500. Numa edição em que a prova volta a contar com um leque de pilotos de luxo, os principais nomes de cada disciplina já realizaram as verificações técnicas e administrativas.
A militar na Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno Bajas, competição que se decide em Portalegre, destaque para os pilotos da X-Raid, Orlando Terranova e Jakub Przygonski (ambos em Mini John Cooper Works Rally), mas também para Vladimir Vasilyev (Toyota Hilux Overdrive). Fora desta disputa, mas natural candidato à vitória na prova, está Nani Roma (Borgward BX7 Dkr EVO), o vencedor da última edição que volta a alinhar no evento.
Na comitiva nacional, Alexandre Ré (Volkswagen Amarock), Pedro Dias Da Silva (Ford Proto) e Tiago Reis (Mitsubishi Lancer) discutem o título do Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno. Mas nomes como o atual campeão João Ramos (Toyota Hilux), ou os regressados Miguel Barbosa (Toyota Hilux Overdrive), heptacampeão da modalidade, e Ricardo Porém (Borgward BX7 Dkr EVO), quatro vezes vencedor da prova, assumem também o favoritismo na luta pela vitória.
Nas Motos, Daniel Jordão (Yamaha WR 450 F) é o líder na classificação absoluta. Logo atrás estão Salvador Vargas (Husqvarna FE) e Bernardo Megre (Husqvarna FE TPI), pilotos que tudo farão para levar a vitória para casa. Fora das contas do campeonato, mas favoritos ao triunfo, estão os plurivencedores da Baja Portalegre 500, António Maio (Yamaha WR Rally) e Mário Patrão (KTM Rally).
A sempre disputada competição nos SSV tem em Pedro Santinho Mendes (CAN AM Maverick X3) o principal destaque, piloto que comanda o campeonato. Porém, Pedro Carvalho (CAN AM X3), Vítor Santos (CAN-AM Maverick X3 XRS) e João Monteiro (CAN-AM X3 XRS) não lhe vão dar vida fácil.
Nos Quads, Luís Engeitado (Yamaha YFZ 450) é o líder, mas com Roberto Borrego (Yamaha YFZ450R), segundo no campeonato, a procurar a sua oitava vitória na clássica alentejana.
Os ingredientes estão reunidos e tudo pronto para a ação, que começa com o Prólogo de 4,66 quilómetros amanhã, sexta-feira, durante a manhã. O dia termina com os 69,03 quilómetros do segundo Setor Seletivo (SS), realizados na parte da tarde.
Para sábado, os concorrentes dos Autos enfrentam dois SS, de 193,57 e 191,74 quilómetros, respetivamente, enquanto os pilotos das Motos, Quads e SSV têm um setor único de 344 quilómetros ao cronómetro.