O hexacampeão nacional de TT começou da melhor maneira a 33ª edição da Baja Portalegre 500. Num evento que marca o seu regresso às lides da modalidade e a estreia com um novo carro, uma Toyota Hilux Overdrive, Barbosa, navegado por Pedro Velosa, registou o melhor tempo no Prólogo de 4.66 quilómetros.
Logo atrás, por uma diferença de apenas 0.3s, ficou o piloto da X-Raid, Jakub Przygonski, ao volante de um Mini John Cooper Works Rally. Em carro idêntico, Orlando Terranova fechou o lote dos três mais rápidos.
O atual campeão nacional João Ramos, com Victor Jesus a seu lado, colocou a sua Toyota Hilux no quarto lugar, seguido dos dois Borgward BX7 Dkr EVO em prova, pilotados por Nani Roma e Ricardo Porém, respetivamente.
Em Mini All4 Racing, Hélder Oliveira foi sétimo classificado. Já o líder da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno Bajas, competição que se decide em Portalegre, Vladimir Vasilyev, rubricou o oitavo tempo. O top 10 foi fechado por Tiago Reis (Mitsubishi Lancer) e Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux). Pedro Dias da Silva (Ford Proto) terminou no 11º lugar. Já o líder do Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno, Alexandre Ré (Volkswagen Amarock), não foi além do 13º lugar.
Da parte da tarde os concorrentes têm pela frente o primeiro Sector Selectivo do evento, com um total de 69,03 quilómetros ao cronómetro. O desafio começa às 14h45.