A modalidade é desconhecida para Manuel Marinheiro, com experiência de condução fora de estrada ao nível do enduro onde chegou mesmo a participar no campeonato nacional.
“Desde muito novo que sou apaixonado pelas motos, tive a minha primeira moto talvez com 14 anos, não me recordo bem, mas sim...sou um apaixonado desde criança. Cheguei a fazer alguns anos o campeonato nacional de enduro mas nunca foi a minha actividade principal, aliás, comecei a participar nas provas já depois de terminar o meu curso e estar mesmo já a trabalhar.”
Se Manuel Marinheiro tem já experiência, o seu colega de aventura nesta participação inédita nunca antes experimentou a competição em duas rodas e será com a ajuda do presidente da FMP que vai enfrentar os cerca de 200 quilómetros em agenda para os participantes da categoria Promoção Moto.
“Nunca fiz a Baja de Portalegre ou qualquer outra, sempre fiz enduro. Esta participação acaba por ser a resposta a um desafio que lancei a um amigo que é actualmente chefe de gabinete do Secretário de Estado do Desporto e ele aceitou esse desafio na condição de ser acompanhado por mim. É esse o espírito com que encaro a participação na prova, de o acompanhar numa experiência totalmente nova para ele que nunca fez competição.”
O prólogo será o primeiro contacto de ambos com a mais importante prova do TT nacional, um pequeno aperitivo para o prato forte no dia de Sábado onde o objectivo de ambos é atingir o final da competição.