A competição começa já amanhã e prolonga-se até ao final do dia de sábado. A marcar o arranque, os concorrentes cumprem o tradicional prólogo, realizado nas imediações da cidade de Portalegre, durante a manhã do dia de amanhã. Todos os participantes têm pela frente 5,62 km onde habitualmente os espera uma multidão de adeptos.
À tarde, motos, carros, quads e UTV/Buggy continuam em prova com mais 83,15 km num sector selectivo que é novidade na Baja Portalegre 500, com a partida a ser feita em Ponte de Sor. No sábado, as motos, têm cerca de 350 km para cumprir sem paragens, enquanto nos carros, a distância é cumprida em dois sectores selectivos, um durante a manhã e outro à tarde.
Tudo indica que a edição deste ano da Baja Portalegre 500 vai ser seca. A meteorologia aponta para máximas superiores a 20 graus centígrados tanto para amanhã como para sábado e céu nublado mas sem probabilidades de chuva.
A nível competitivo, a Baja Portalegre 500 vai ser palco das decisões nos principais campeonatos nacionais em disputa. Com excepção dos UTV/Buggy, todas as competições absolutas estão em aberto.