Que melhor palco para o desfecho do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno? A Baja Portalegre 500 será um momento especial para os novos campeões nacionais João Ferreira (absoluto), João Franco (T2), João Dias (T3), João Paula (T4) e Nuno Tordo (T8), embora ainda existam títulos para atribuir.
A tradição ainda é o que era. Portalegre fecha as contas do CPTT, no final de uma época memorável para o jovem João Ferreira e para o navegador David Monteiro, que se sagraram campeões nacionais absolutos ao vencerem cinco das seis provas disputadas até ao momento. A dupla do MINI só foi batida por Tiago Reis e Valter Cardoso (Toyota) na Baja de Loulé, podendo agora enfrentar a Baja Portalegre 500 como mais uma (enorme) aprendizagem entre a elite internacional.
Muito consistente, João Dias é nesta altura o segundo classificado do CPTT, seguido por Tiago Reis e João Ramos, três pilotos que vão lutar pelo vice-campeonato nacional em Portalegre. O piloto da Toyota Caetano Racing também lidera a classificação de Veteranos, onde vai discutir o título com Alejandro Martins.
Nos T2, João Franco e Pedro Inácio já garantiram o título, enquanto a dupla João Dias / João Miranda dominou a categoria T3 até ao momento, vencendo as seis provas já realizadas. Na categoria T4, João Paula já é campeão pois Filipe Barreiros, segundo classificado do campeonato, não está inscrito na prova do ACP, que vai decidir o título de navegadores - Nuno Mota Ribeiro tem oito pontos de vantagem sobre Fausto Mota. Na categoria T8, por outro lado, Nuno Tordo já acrescentou mais um título ao seu palmarés e vai poder desfrutar da 'festa' de Portalegre.