Com a realização da Especial de Qualificação estão abertas as “hostilidades” da 36ª edição da Baja Portalegre 500. Muitos milhares de espetadores assistiram ao espetáculo proporcionado pelas mais de 400 equipas participantes, um bom prenúncio para os cerca de 60 quilómetros do Sector Seletivo desta tarde e para os mais de 400 quilómetros de amanhã.
Nos 3,71 km de extensão da Especial de Qualificação disputada na Herdade das Coutadas, as Toyota Hilux T1+ assumiram o favoritismo, com Miguel Barbosa a estabelecer o melhor tempo, com apenas uma décima de vantagem para Lourenço Rosa. Duas estreias auspiciosas aos comandos da viatura japonesa. O saudita Yazed Al Rajhi foi o 3º mais rápido a seis décimos, seguido pelo campeão nacional e vencedor da Taça da Europa FIA de Bajas, João Ferreira (Mini) e por Tiago Reis (Toyota Hilux.
Nas Motos, André Sérgio (Yamaha) foi a surpresa da manhã, ao ser o mais rápido na Especial de Qualificação, com 1,6 segundos de vantagem para António Maia (Yamaha), enquanto Micael Simão (Gas Gas), Miguel Castro (KTM) e Gustavo Gaudêncio (Honda) fecharam o grupo dos cinco primeiros.
Entre os Quads, supremacia das Yamaha, com João Vale, Luís Fernandes e Fernando Cardoso a estabelecerem os três melhores tempos.
No que toca aos SSV, Gonçalo Guerreiro (vencedor da edição de 2021) foi o mais rápido da Especial de Qualificação. Alexandre Pinto quedou-se a escassos quatro décimos, enquanto Luís Cidade, Pedro Grancha (ex-campeão nacional de TT) e João Monteiro fecharam o quinteto da frente.