O Plano de Sustentabilidade Ambiental da 37.ª Baja Portalegre 500 confere o estatuto de Ecoevento à prova do Automóvel Club de Portugal.
Em parceria com a empresa Valnor e com os municípios de Portalegre, Ponte de Sor, Nisa, Gavião, Crato, Chamusca, Alter do Chão e Abrantes, o Automóvel Club de Portugal implementa medidas que visam atingir objetivos mensuráveis de sustentabilidade ambiental na Baja Portalegre 500, em linha com os códigos ambientais da FIA e da FIM.
Tal como em anos anteriores, o trabalho desenvolvido com a Valnor pretende promover a redução das quantidades de resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem desses resíduos. Nos vários locais onde a prova se realiza, em particular nas zonas de maior afluência de público (Nerpor, Prólogo e Zonas Espetáculo), são disponibilizados contentores e ecopontos para a correta triagem dos resíduos produzidos, sendo os participantes, equipas de apoio e os espectadores incentivados a contribuir para a correta separação dos resíduos. São ainda promovidas ações de formação e de sensibilização locais, com vista à divulgação das melhores práticas de reciclagem.
O valor determinado pela recolha dos resíduos produzidos durante o evento, e entregue pelo ACP à Valnor, reverterá na integra para os Bombeiros Voluntários de Portalegre.