Era o estreante mais famoso da 37.ª Baja Portalegre 500. O consagrado Mattias Ekström disputou pela primeira vez a prova portuguesa, liderou a competição com um Can-Am e ficou fã da experiência no Alentejo.
Mattias Ekström é o único piloto da História a sagrar-se bicampeão do DTM, campeão do Mundo de Ralicross e a vencer etapas no Dakar. No extenso palmarés do piloto sueco também já consta a estreia na Baja Portalegre 500… onde chegou a liderar a prova dos automóveis no sábado! Ao volante de um Can-Am Maverick da categoria T3, Ekström aproveitou as condições duríssimas do Setor Seletivo 2, no sábado de manhã, para passar para o comando da prova, numa especial ganha pelo seu compatriota Adam Thomelius.
À tarde, com a missão de ‘abrir’ a estrada, a tarefa foi bem mais difícil e Ekström também furou, cedendo 6m09s para o mais rápido, Armindo Araújo, com outro Can-Am. O 8.º lugar à geral (4.º dos T3) não retirou entusiasmo ao piloto sueco no final. “O piso estava mesmo lamacento mas as especiais são incríveis e com um número louco de espectadores! Ser o primeiro na estrada é um ‘jogo’ completamente diferente e também acabámos por furar, por isso não foi tão divertido como de manhã. Mas quero definitivamente regressar!”, afirmou o piloto nórdico de 45 anos, que se prepara para novo Dakar com o Audi 100% elétrico.