Mais de uma década depois, o jornalista Domingos Janeiro voltou a disputar a Baja Portalegre 500, desta vez aos comandos de um imponente CFMOTO CFORCE 1000000 OVERLAND. Uma odisseia para mais tarde recordar, relatada na primeira pessoa.
“A Baja Portalegre 500, é uma prova mítica, que está no imaginário de todos os amantes de corridas e do TT em particular. Mas o que faz esta prova tão mítica quanto a ‘pintam’? A competição? Os nomes de peso que cá vêm correr? É tudo isto e muito mais, sendo que a componente ‘amadora’ e ‘local’ são o que mais se tem vindo a destacar ao longo destas 37 edições. Uma prova com estas características e dureza associada traz sempre com ela os seus heróis. Heróis que enfrentam as mais duras condições do terreno, distribuídas ao longo dos mais de 500 km, com dois dias de competição. Poucos são os que se lembram dos vencedores, mas muitos são os que se lembram de alguns ‘bravos’ que enfrentam as dificuldades nos mais peculiares veículos.
Este foi, uma vez mais o ponto de partida da minha participação na Baja Portalegre 500. Depois de em 2012 ter enfrentado a prova num quad utilitário de trabalho (um SMC Jumbo 700 4x4), este ano uma casualidade fez-me lançar o desafio à CFMOTO Portugal, para em conjunto com a Revista MOTOS (publicação onde trabalho) fazermos uma equipa e voltarmos a ver desfilar pelos campos alentejanos quads de trabalho/lazer, ou como muitos lhe chamaram, ‘alfaias agrícolas’. No fundo, o que pretendemos mostrar foi que basta vontade para podermos embarcar numa aventura como esta, sem serem necessários milhares de euros de investimento em preparações para sermos competitivos. No final, a equipa MOTOS/CFMOTO PORTUGAL acabou por terminar com um CFMOTO CFORCE 1000 OVERLAND no top 20 e em quarto lugar entre os veteranos, através do piloto Constantino Duarte (#134). Eu tive alguns problemas técnicos e perdi mais de duas horas, tendo terminado já fora do tempo, mas ainda assim com um andamento forte e consistente que me apontava, caso tivesse terminado, ao top 15! Excelente!
Para a história fica a resposta ‘sim, é possível’. É possível ser-se competitivo até mesmo com um quad utilitário totalmente de série!
O sucesso foi de tal ordem que a equipa vai manter-se para a espetacular prova de estreia do “Monte Gordo Sand Experience”, de 17 a 19 de novembro, também sob a organização do ACP Motorsport, desta feita com os pilotos Domingos Janeiro e Tiago Gomes. Vemo-nos no Algarve!”