João Monteiro e Nuno Morais dificilmente vão esquecer a época de 2023. A dupla do Can-Am sagrou-se campeã nacional SSV na Baja Portalegre 500, já depois de ter conquistado o Campeonato da Europa FIM de Bajas. A Sharish Gin/South Racing também confirmou o título de equipas na prova do ACP.
A discussão pelo campeonato nacional de SSV chegava ao rubro a Portalegre, com três ex-campeões nacionais com possibilidades de chegaram ao título de 2023. João Monteiro, Pedro Santinho Mendes e Roberto Borrego, todos em Can-Am, começaram a Baja Portalegre 500 com aspirações a novo título, numa prova que acabou por ser ganha por Hélder Rodrigues, um dos mais consagrados motards portugueses de TT e Rally-Raid, que chegou ao seu primeiro triunfo nos SSV.
Contudo, o segundo lugar de João Monteiro e Nuno Morais, a 48,3s de Hélder Rodrigues, permitiu à dupla da Sharish Gin/South Racing confirmar novo título nacional, já depois de se ter sagrado campeã da Europa FIM de Bajas, na Baja do Oeste de Portugal.
“Foi uma prova muito dura, que encarámos com um único objetivo: sermos campeões nacionais”, afirmou João Monteiro no final. “Começámos a corrida com um ritmo elevado até ultrapassar o meu adversário direto. Chegámos a lutar pela vitória, mas os últimos 150 quilómetros estavam demasiado degradados para corrermos riscos e comprometermos o nosso objetivo. Optámos por não atacar a corrida e consolidar o título. Ficámos a apenas 48 segundos da vitória após quase 400 quilómetros ao cronómetro, e só podemos estar satisfeitos. O carro esteve impecável do início ao fim, o Nuno fez um excelente trabalho, e a equipa, como sempre, esteve incansável. O meu obrigado a todos”, referiu o novo campeão nacional e europeu.
Na classificação de equipas do Campeonato Nacional de TT da FMP, a Sharish Gin/South Racing também confirmou o título na prova do ACP.